Bem-Vindo. IDENTIFIQUE-SE para fazer pedidos. Não tem cadastro? CLIQUE AQUI
(82) 3221-3180 Spain English
Home
|
Empresa
|
Serviços
|
Produtos
|
Notícias
|
Contato
|
Localização
Notícias

VOLTAR
Fábrica de saneantes biodegradáveis concentrados de Alagoas se destaca no nordeste
22/01/2016

A Strike nasceu da percepção de que o segmento produtor de saneantes daqui não era muito cuidadoso com as pessoas e o meio ambiente”. Por Vanessa Brito: Um litro de detergente concentrado, que se transforma em 200, gera menos descarte de embalagens plásticas, demanda menos logística para a distribuição e reduz  a  emissão de carbono. Além disso, o produto é biodegradável e, quando descartado, não polui os lençóis freáticos com componentes químicos.

Estes são os diferenciais da Strike Produtos e Serviços de Limpeza, empresa de Maceió (AL) que fabrica saneantes biodegradáveis concentrados, há 13 anos. As matérias primas utilizadas não impactam o meio ambiente e os aromas dos produtos são oriundos de ervas. Desde o início, a preocupação em oferecer  soluções de limpeza sustentáveis direcionou o empreendimento em busca de atributos ecologicamente corretos, sensoriais e de performance. Hoje, a empresa se destaca no mercado nordestino devido a essas características. 

A pequena fábrica começou oferecendo três tipos de detergentes biodegradáveis a hotéis e pousadas. As vendas eram feitas de porta em porta. Atualmente são 18 variedades de produtos para os segmentos de alimentação, doméstico e industrial. Indústrias de alimentos, hotéis, pousadas, escolas, hospitais e restaurantes compõem a maioria de sua clientela.

A marca também revende produtos de outros fabricantes para agregar valor na entrega. Equipamentos profissionais, como rodo, vassoura,  mop, carro funcional, sacos para lixo, papeis toalha e higiênico integram o mix que é fornecido ao mercado. No momento, o empreendimento está se preparando para lançar 36 novos produtos na linha de varejo, entre eles, desinfetantes, aromatizantes,  água sanitária, polidor de alumínio, detergentes, desengordurante, multi -uso e neutralizador de odores.

“A Strike nasceu da percepção de que o segmento produtor de saneantes daqui não era muito cuidadoso com as pessoas e o meio ambiente”, afirma Carlos Eduardo Oberhofer Guañabens, dono da pequena fábrica.  Há muita informalidade no mercado nordestino nesse segmento, segundo o empresário. “Algumas fábricas, poluem, descartam matérias primas e embalagens plásticas em lixões”, lamenta.  Entre os resíduos dessas fábricas há produtos tóxicos, alerta.

Professor Pardal - O empreendimento começou dentro de casa e durante as madrugadas, quando Eduardo, depois da jornada de trabalho e das aulas do curso de Administração de Empresas, se dedicava a criar fórmulas para produzir detergente de cozinha biodegradável. “Percebi que havia um nicho de mercado para esses produtos. Sempre busquei uma visão além da limpeza e gostei de inventar soluções. Sou um Professor Pardal”, diz brincando.

O empresário  conta que o gosto de desenvolver soluções foi adquirido ao longo do período, ainda jovem, em que trabalhou no Grupo Odebrecht. Lá conheceu e nunca abandonou os princípios da gestão da qualidade. Para ele, práticas sustentáveis e qualidade andam juntas e o estimulam a inventar e produzir produtos respeitosos com as pessoas e o meio ambiente.

Nos últimos anos, a Strike se tornou integrante da Rede da Cadeia Produtiva do Petróleo PVC e Gás de AL.  Eduardo é o atual coordenador de marketing da Rede Petro/AL. O Sebrae AL apoia a Strike e a Rede Petro AL. 

Desafio e recuperação.

Eduardo enfrentou uma quase falência, anos a trás. Foi despejado e perdeu praticamente tudo. Resolveu  estudar Direito para compreender a situação. Recomeçou o empreendimento, em 2007, sem financiamento, só com esforço próprio. “Recuperei tudo que perdi. Adquiri maturidade e fiz acordo com credores. Paguei todas as dívidas. Sempre andei no caminho da verdade e da ética”, ressalta.

Em 2007 o prédio que funcionava a fábrica era alugado, hoje é sede própria com o dobro da área.  Eduardo buscou o fortalecimento do negócio na parceria com setores de Inovação e tecnologia, produção e revenda. “ Tive de pensar como grande empresa, mesmo sendo pequeno”, declara.  Hoje,  a Strike está se transformando em uma holding, com segmentação além de produtos de limpeza, diz o empresário.

O produto mais vendido da marca é o Strike Total Multi-uso Concentrado. A empresa conquistou clientela além de Alagoas e comercializa seus produtos no MA, PE, MG e SE. A meta da empresa é atender o Brasil e também fazer negócios em outros países, revela Eduardo. “Nosso preço é muito competitivo ou 40% mais barato do que os produtos similares de multinacionais”, afirma ele. 

Para quem começou como Professor Pardal, inventando fórmulas durante as madrugadas, quase faliu e recuperou o negócio,  Eduardo está muito feliz. “Começamos dentro de casa e com um funcionário. Minha esposa e meu irmão vendiam de porta em porta. Hoje, nossa equipe conta com 12 funcionários e ocupamos área de 720m². Somos fábrica, revendedora e distribuidores de produtos profissionais de higiene e limpeza”, avalia o empresário. 

Atualmente a Strike produz 40 mil litros/mês de saneantes biodegradáveis concentrados. A fábrica adota boas práticas sustentáveis, tais como, tratamento e reuso de água, separa e doa resíduos recicláveis a cooperativas de catadores e também doa os tambores de 200 litros para faculdades fazerem fossas sépticas em comunidades carentes. (www.strike.ind.br )

Fonte: http://sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Neg%C3%B3cios-de-sucesso/Strike-Produtos-e-Servi%C3%A7os-de-Limpeza
Institucional

» Home
» Empresa
» Serviços
» Produtos
» Notícias
» Contato
» Localização
Rede Sociais

» Facebook
» Instagram
Canal de Atendimento

Rua Dr. Paulo Neto,
474 - Trapiche Barra,
Maceió, AL | CEP: 57.010-380

Tel: (82) 3221.3180 | (82) 3336.0252

atendimento@strike.ind.br
www.strike.ind.br